top of page

7 Fatos que aprendi ao praticar o autoconhecimento na minha vida

Foto do escritor: Lu Journal @lujournal.coLu Journal @lujournal.co

Atualizado: 7 de out. de 2023

Essa palavra (que convenhamos, é enorme) pra mim, sempre foi um mistério: AUTOCONHECIMENTO.


Antes eu não ouvia falar muito dela, só nestes últimos anos é que percebi se tornando cada vez mais comum encontrá-la em livros, cursos, artigos e postagens na internet. E eles sempre falavam:


"Você precisa se autoconhecer" ou "O autoconhecimento me fez ficar assim..." e até " Se conheça e você terá as respostas..."


Me parecia meio óbvio:

"Como assim? Eu já me conheço.", retrucava, na minha ingenuidade de não compreender o quão complexo é conhecer a mim mesma.


O tempo foi passando, vivi muitas experiências, e hoje o autoconhecimento não é mais um mistério pra mim. Hoje, está mais pra um quebra-cabeça.


É mais ou menos assim: já está tudo aqui, basta encaixar.


Mas como?


Nos melhores e piores momentos da minha vida eu descubro novos fatos sobre mim. E nesse caminho, percebi que quanto mais eu me conheço, mais eu entendo o porque e o pra que de muitas coisas que vivo e vivi.


Foi aí que passei a aprofundar mais no tema e torná-lo prático em minha vida.


Não vou te enganar, de fato, se conhecer é um processo, requer paciência e auto gentileza.


Acredite, vale a pena!


Talvez, você já esteja trilhando esse caminho, ou pensando em começar.

De um jeito o de outro, é possível que a minha experiência possa de alguma forma te ajudar.


Por isso, resolvi compartilhar com você os 7 principais aprendizados que obtive ao praticar o autoconhecimento em minha vida. Conheça agora:


1. Não é sobre o hoje.

Conhecer a si mesma é um olhar profundo sobre toda sua história, antes mesmo até de sua existência. Sua origem e a pessoas que vieram antes de você (seus avós, seus pais), contam muito sobre sua essência. Até entender e aceitar isso, você poderá negar muito de quem é verdadeiramente e até não gostar de algumas coisas em si mesma.


2. Se conhecer leva teeeempo.

Você nunca saberá TUDO sobre si mesma.


O autoconhecimento é um caminho, não um ponto de chegada. Nesta jornada, dependendo das circunstâncias ou necessidades que surgirem, você poderá aprender algo novo, mudar de opinião e ter cada vez mais clareza para escolher seus relacionamentos, ambientes, objetivos e muito mais.


3. Você precisará se perdoar.

Se tem uma coisa que é difícil é ter gentileza com a gente mesma. No geral, somos muito carrascas com nossa história, nossos erros, feridas... Parece até que só a gente tem algo a resolver. Entender que ninguém é linear, e que cada um tem seu tempo, nos torna mais tolerantes e gentis com a nossa trajetória. Respeite e honre a sua história. Perdoe-se. Abrace você no todo, sem reservas, do jeitinho que você é. Tenho aprendido.


4. Não é preciso entender tudo de uma vez.

E nem é possível. A gente tá sempre vivendo coisas novas (ainda bem!) e nessa trajetória somos desafiados a aprender um pouco mais sobre quem somos, o que queremos, nosso próximo passo, etc. Autoconhecimento não é algo que se aprende apenas em um momento, é um aprendizado para a vida toda. Tem coisas que você está vivendo agora e só compreenderá melhor depois. Ter consciência disso faz com que você tenha uma visão otimista do futuro.


Pensando nisso, criei um Guia Prático que irá despertar sua consciência sobre si mesma e seus próximos passos. Conheça aqui.


5. Meu tempo não é o do outro, e tá tudo bem

O processo de autodescoberta acontece de maneiras diferentes para cada pessoa. A gente tem essa mania de comparar nossa trajetória com a do outro e no autoconhecimento não é diferente. Portanto, dê tempo para escrever sua história e não se cobre tanto. Viva seu processo com leveza, um dia de cada vez.


6. Conhecer a si mesma gera empatia pelos outros

Esse é um dos ganhos mais incríveis do autoconhecimento. Quando entendemos a complexidade do nosso ser, desenvolvemos compaixão pelo processo dos outros. Esse olhar terno nos capacita com paciência, tolerância e empatia, entendendo que cada um tem sua forma e tempo de se desenvolver. Aprender isso evita cobranças e diminui as chances de ferir os outros.


7. Primeiro autoconhecimento, depois autocuidado

É isso mesmo, se conhecer primeiro para se cuidar depois. Nessa ordem.

Só podemos saber o que é melhor pra nós quando nos conhecemos. Na prática, essa clareza te permite fazer as coisas de forma mais intencional e consciente do que realmente funciona para você, seja o tipo de atividade física ideal, o melhor horário para dormir e acordar, os alimentos que te dão mais energia, seu tipo de diário ou planner favorito, etc. Acredite, isso muda tudo e torna a rotina de autocuidado POSSÍVEL e real na sua vida.


Criei um Pack de Autocuidado com as ferramentas ideais para sua lista de hábitos, rotinas, planners, rituais de bem-estar que são muuuito fáceis de seguir e que irão despertar sua criatividade para encontrar novas maneiras de cuidar de si mesma. Encontre aqui.


Você curtiu esse post? Aii, eu espero que sim!


Escrevi com muito carinho, baseado nas minhas próprias vivências, sem perfeição, mas avançando diariamente.


Me conta, você já deu seu primeiro passo na sua jornada de autoconhecimento?


Te encorajo a começar hoje!



Clique aqui e me siga no Instagram, lá dou dicas para te ajudar a destravar sua escrita através do diário. CLIQUE AQUI para acessar materiais incríveis que irão te ajudar a desenvolver seu autoconhecimento e desfrutar hoje mesmo dos ganhos na sua vida.


Até mais!



135 visualizações0 comentário

Comments


birdwhim001-removebg-preview.png
png-transparent-dela-tour-eifel-logo-eiffel-tower-postmark-rubber-stamp-postmark-stamp-whi

Cadastre-se para receber novidades e presentes!

Obrigado por se inscrever!

INFORMAÇÕES 

SIGA-NOS

  • ig
  • p
  • yt
  • fb
PAG.png

©ENCANTO PAPER STUDIO - 2022   •  Av. Francisco Braga Filho, 786, Centro Baturité-CE - CPF 060.883.133-66

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page